Árvore Filogenética

A árvore filogenética é uma representação das relações evolutivas entre diferentes espécies, genes, ou outras unidades biológicas, com base em características comuns (como sequências de DNA, proteínas, ou traços morfológicos).


Rooted Tree

A árvore filogenética mostra que a proteína FTO é altamente conservada entre os primatas, com pequenas diferenças nas sequências.

O FTO humano está mais próximo dos Pan paniscus (Bonobo) e do Pan troglodytes (Chimpanzés), o que reflete um ancestral comum recente e uma elevada conservação da sequência.

Os Symphalangus syndactylus (Gibão Siamang), o Pongo abelii (Orangotango-de-sumatra) e o Pongo pygmaeus (Orangotango-de-Bornéu) apresentam maior divergência do que Hylobates moloch  (Gibão-prateado) e Nomascus leucogenys (Gibão-de-bochechas-brancas-do-norte), como indicado pelos ramos filogenéticos mais longos.

As espécies mais distantes, Cercocebus atys (Sooty Mangabey) e Rhinopithecus roxellana (Macaco-dourado), têm a maior quantidade de diferenças na sequência, devido ao afastamento evolutivo, sendo representantes dos primatas mais velhos do mundo.

No geral, a conservação do FTO demonstra que se trata de uma proteína funcionalmente essencial, cuja sequência tem sido fortemente preservada ao longo da evolução dos primatas.


Unrooted Tree


Circular Tree


Ferramenta utilizada para criar as árvores:

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora