
Árvore Filogenética
A árvore filogenética é uma representação das relações evolutivas entre diferentes espécies, genes, ou outras unidades biológicas, com base em características comuns (como sequências de DNA, proteínas, ou traços morfológicos).
Rooted Tree

A árvore filogenética mostra que a proteína FTO é altamente conservada entre os primatas, com pequenas diferenças nas sequências.
O FTO humano está mais próximo dos Pan paniscus (Bonobo) e do Pan troglodytes (Chimpanzés), o que reflete um ancestral comum recente e uma elevada conservação da sequência.
Os Symphalangus syndactylus (Gibão Siamang), o Pongo abelii (Orangotango-de-sumatra) e o Pongo pygmaeus (Orangotango-de-Bornéu) apresentam maior divergência do que Hylobates moloch (Gibão-prateado) e Nomascus leucogenys (Gibão-de-bochechas-brancas-do-norte), como indicado pelos ramos filogenéticos mais longos.
As espécies mais distantes, Cercocebus atys (Sooty Mangabey) e Rhinopithecus roxellana (Macaco-dourado), têm a maior quantidade de diferenças na sequência, devido ao afastamento evolutivo, sendo representantes dos primatas mais velhos do mundo.
No geral, a conservação do FTO demonstra que se trata de uma proteína funcionalmente essencial, cuja sequência tem sido fortemente preservada ao longo da evolução dos primatas.
Unrooted Tree

Circular Tree
